PM IDE é o ambiente de desenvolvedor integrado para configuração e programação rápida, fácil e sem erros de projetos de automação. Devido ao uso de rotinas padronizadas, bibliotecas atualizadas e detecção automática de erros, o PM IDE reduz o tempo de instalação e os custos para o cliente. A interface gráfica intuitiva torna a criação e edição de projetos muito fácil – tanto para programadores quanto para operadores.
Configuração de novos projetos
A configuração de novos projetos de automação é simples e intuitiva. PM IDE define automaticamente todos os parâmetros importantes. Se necessário, todos os valores podem ser alterados de forma fácil e direta usando menus suspensos. O PM IDE oferece suporte multilíngue com implementação das linguagens mais comuns. Devido à compatibilidade com versões anteriores, o PM IDE pode importar e converter arquivos PrepMaster mais antigos de projetos anteriores.
Configuração de componentes de automação
Muitas máquinas, componentes e dispositivos podem ser selecionados em uma rica biblioteca usando arrastar e soltar. Os arquivos de configuração contêm todas as informações necessárias para criar um projeto. As bibliotecas são armazenadas centralmente, podem ser facilmente mantidas e atualizadas. Os arquivos de configuração para novos componentes podem ser facilmente importados e convertidos com um clique do mouse. Todas as informações de link e rede estão claramente listadas e podem ser ajustadas diretamente. Parâmetros de máquina incluindo posições, bits de status e programas PLC podem ser adicionados, excluídos ou alterados.
Configurando Planilhas
As Planilhas PrepMaster contêm todas as informações relevantes para identificar, preparar e analisar cada amostra no sistema. O PM IDE simplifica muito a criação de planilhas predefinidas para cada tipo de amostra. Todas as informações importantes, como tipo de amostra, máquinas e posições, podem ser criadas em poucos minutos. Além disso, o PM IDE permite configurar fluxos de trabalho para cada tipo de amostra via arrastar e soltar, o que torna o monitoramento dos processos de roteamento ainda mais fácil.
Exemplo de configuração de roteamento
A GUI inteligente e fácil de usar simplifica significativamente a programação de procedimentos e processos automáticos no laboratório – mesmo para o operador sem conhecimento profundo de programação. Além disso, o uso de comandos e algoritmos padronizados aumenta a confiabilidade operacional, a disponibilidade e a velocidade do sistema. A apresentação clara dos comandos de roteamento facilita o planejamento, a manutenção e a modificação dos programas. PM IDE é um sistema bidirecional que permite que arquivos de roteamento sejam importados de projetos PrepMaster mais antigos e convertidos na GUI. Todos os comandos relacionados aos componentes de automação, funções do PrepMaster e robôs são selecionados em uma biblioteca. O usuário insere os comandos arrastando e soltando e os configura através de listas de seleção. Este procedimento é extremamente rápido e ajuda a evitar erros sistemáticos e descuidados. Os caminhos do robô são definidos usando as posições inicial, intermediária e final da lista de posições. As funções de substituição e array profundamente ancoradas no programa facilitam a programação e suportam a integração de algoritmos usados com frequência. Os comandos recentemente programados são simplesmente importados para a biblioteca com um clique do mouse.
Detecção automática de erros
O modelo semântico do PrepMaster é programado no PM IDE. Assim que uma nova linha de comando é lida, o modelo é gerado “on-the-fly” pelo analisador de linguagem integrado. Isto permite a verificação imediata de erros nas linhas de roteamento. Todos os erros e inconsistências podem ser corrigidos imediatamente pelo programador ou operador. Foi comprovado que esta abordagem reduz significativamente os tempos de instalação e comissionamento para projetos de automação.