Aplicação
Separação e/ou moagem de amostras não ferrosas para espectroscopia de emissão óptica, fluorescência de raios X e outros processos
Materiais
Amostras não ferrosas com diâmetro de até 60 mm, redondas
Modo de operação
Automático, operação autônoma, automação linear, automação robótica
Preparação automática de amostras para análises mais precisas
A HN-FF é a fresadora para preparação de amostras totalmente automática de amostras não ferrosas. O HN-FF permite a produção reproduzível de superfícies de amostra perfeitamente adequadas para emissão óptica ou espectroscopia de fluorescência de raios X. O HN-FF oferece um design compacto, um conceito de segurança sofisticado e usabilidade ergonômica. Isso o torna perfeito tanto para operação autônoma quanto para integração em automação linear ou robótica.
Eficiência absoluta para operações laboratoriais
Todos os parâmetros importantes para o processo de fresagem, como velocidade de avanço, profundidade de fresagem e velocidade, são ajustáveis e controlados de forma reproduzível através do PLC. Isso elimina o manuseio e processamento inadequado de amostras e aumenta a confiabilidade da análise das amostras. Automatizar o HN-FF usando magazines de lote e/ou robôs leva a um aumento significativo no rendimento de amostras, ao mesmo tempo que reduz tempo e custos.
Design compacto e modular
A área ocupada pela máquina é de apenas 800 x 800 mm. Isto permite instalação, operação e manutenção descomplicadas, mesmo em espaços apertados. Devido ao design modular, a máquina pode ser facilmente adaptada a quase todas as necessidades do cliente. Módulos padrão como entrada de robô, magazines ou conexões de correia facilitam a integração na operação automática e levam a economias significativas de custos para o cliente.
O HN-FF é um componente central do HERZOG MetalLab, que representa uma preparação e análise de amostras totalmente automatizada e econômica para a indústria de não ferrosos.
Máxima flexibilidade no tamanho e formato da amostra
O HN-FF oferece flexibilidade máxima ao processar diferentes formatos de amostras. O mandril de três mandíbulas agora tem um curso de 25 mm e uma faixa de fixação de 34 mm. Amostras com diâmetro mínimo de 10 mm e máximo de 100 mm podem ser fixadas. Diferentes formatos de amostras, incluindo amostras de cogumelos e alturas de amostras, podem ser processados pelo HN-FF.
Etapas de preparação de amostras perfeitamente coordenadas
Todas as etapas de preparação de amostras no HN-FF foram perfeitamente coordenadas para permitir o processamento ideal de amostras não ferrosas. Inúmeras opções de configuração para ferramentas de fresamento, placas de corte e meios de resfriamento oferecem controle total do processo para superfícies de análise ideais, formação mínima de rebarbas e vida útil mais longa possível. Fresas de facear especialmente desenvolvidas e pastilhas intercambiáveis com revestimento e retificação especiais (carboneto e diamante PCD) permitem a usinagem até mesmo de amostras difíceis e particularmente macias.
Os dois fusos de fresagem presentes no HN-FF podem ser configurados de diferentes maneiras. O primeiro fuso é frequentemente equipado com uma cabeça de fresagem, que remove muito material durante o chamado “fresamento grosso” e, assim, permite que a camada representativa da amostra seja exposta. A chamada “fresagem fina” é então realizada utilizando o segundo cabeçote de fresagem, o que garante uma superfície perfeita para a análise posterior.
Alternativamente, o primeiro fuso pode ser equipado com uma lâmina de serra circular especial para cortar rapidamente a amostra (configuração HN-SF). Após o processo de corte, a superfície da amostra é acabada com a fresa fina.
Combinação perfeita de segurança e ergonomia
O HN-FF estabelece padrões de segurança. Os processos totalmente automatizados, bem como o uso de chaves de segurança na entrada manual de amostras e na porta da sala de moagem garantem a saúde e a segurança do pessoal operacional. Uma versão especial do HN-FF está disponível para a preparação de amostras de magnésio, o que permite que os cavacos sejam transportados diretamente e sem resíduos da área de fresagem da máquina.
Ao mesmo tempo, foi dada grande ênfase à redução das emissões de ruído e à melhoria adicional da operação ergonómica, por exemplo, facilitando o acesso e a limpeza da máquina.
Monitoramento da condição da ferramenta
A utilização de moderna tecnologia de sensores permite , por exemplo, monitorar os rolamentos da máquina e o estado das placas de corte. A avaliação automática dos dados é realizada usando nosso software PrepMaster Analytics, que fornece ao operador uma visão geral abrangente da condição da máquina.