Aplicação
Produção de esferas de digestão (39 mm de diâmetro) e digestão ácida
Materiais
Materiais oxídicos como cimento, escória, minérios, ferroligas, etc. (tamanho do grão de entrada: máx. 200 µm)
Modo de operação
semiautomático
Versatilidade analítica
O Bead One R combina a mais alta reprodutibilidade e precisão com facilidade de uso e máxima segurança. Graças aos parâmetros de digestão e temperatura ajustáveis com precisão, bem como ao magazine automático adaptável, o Bead One R torna-se uma solução preparada para o futuro para seus desafios analíticos.
Com a ajuda do Bead One R você pode preparar esferas de digestão para análise XRF ou soluções de borato ou peróxido para análise AA e ICP. O processo de digestão pode ser controlado com precisão pelos parâmetros temperatura, duração, taxa de aquecimento e velocidade de balanço. Após a digestão, o material pode ser despejado em uma tigela ou deixado no cadinho para endurecer. Alternativamente, o fundido também pode ser despejado em um recipiente com ácido, que é posicionado sobre um agitador magnético.
Câmara de aquecimento
O forno tubular feito de componentes de alta qualidade atinge uma temperatura máxima de trabalho de 1300°C. O aquecimento ocorre em ambos os lados através de poderosas hastes de SiC. Isto alcança uma distribuição uniforme de temperatura com alta eficiência energética. O termopar PtRh-Pt é montado dentro do tubo do forno para permitir a medição imediata da temperatura. Tiristores silenciosos e sem desgaste garantem um controle de temperatura absolutamente preciso.
Um isolamento multicamadas do forno feito de folhas de óxido de alumínio de alta pureza garante alta resistência às mudanças de temperatura. O tubo de trabalho do forno foi projetado para proteger os componentes da máquina contra vapores potencialmente agressivos. Pode ser facilmente substituído.
Interface do usuário
A tela sensível ao toque oferece uma visão geral rápida do modo de operação e dos parâmetros do processo. O software vem com 10 programas de preparação predefinidos de fábrica. Novas receitas podem ser facilmente programadas, adicionadas e salvas. Para um uso mais eficiente do tempo, os temporizadores podem ser configurados para pré-aquecer e desligar o dispositivo. As conexões TCP/IP e USB permitem – se desejado – o acesso remoto ao dispositivo e a exportação de dados do dispositivo para avaliações adicionais.
Segurança
A porta de segurança fica trancada durante todo o processo de digestão e resfriamento. O fundido é derramado de forma totalmente automática, sem intervenção do operador. Isto evita o contato com recipientes ou materiais quentes.
Função de carregador
A Bead One R pode ser opcionalmente equipada com um carregador totalmente automático. Isso também pode ser adaptado posteriormente. O magazine pode conter até nove cadinhos de digestão e um número correspondente de bandejas de vazamento. As amostras são registadas através do painel Bead One R – não é necessário nenhum painel ou unidade de controlo adicional. A unidade de manuseio do magazine transporta o cadinho e a bandeja associada para o dispositivo de digestão. Após a conclusão da digestão, vazamento e solidificação, o cadinho e o prato são levados para uma posição de resfriamento especialmente coberta dentro do depósito. A partir de então, o dispositivo de digestão fica novamente disponível e pode derreter a próxima amostra do depósito. Após o resfriamento completo, o cadinho e o prato retornam à sua posição de entrada no magazine e podem ser retirados de lá pelo operador. A revista Bead One R foi projetada para máxima segurança. A porta de segurança evita o contato com o sistema de movimentação. A posição de resfriamento coberta garante que as amostras possam ser processadas no modo “cool-to-cool”.