Aplicação
Preparação de amostras e análise de amostras de aço utilizando fresagem e espectroscopia de emissão óptica.
Materiais
Aço, ferro e amostras de recalibração com diâmetro de até 50 mm, redondos ou com superfícies paralelas
Modo de operação
de automação do robô
Design compacto
Com o SteelLab, a HERZOG oferece uma solução ideal para análise de amostras de aço usando espectroscopia de emissão óptica. O SteelLab é caracterizado por ocupar pouco espaço, bem como por alta configurabilidade e flexibilidade. O SteelLab está disponível como unidade independente e como parte de um sistema maior de automação de aço.
Pode ser usado como unidade autônoma
Como unidade autônoma, o SteelLab contém uma fresadora ou retificadora para preparação da amostra antes de realizar a análise. O SteelLab cabe em um contêiner padrão (yxzm) e pode ser posicionado diretamente no local de produção para permitir análise imediata. O operador registra a amostra de produção no terminal de registro fora do contêiner e introduz a amostra através de uma aba de entrada. Dependendo do projeto do SteelLab, a amostra pode ser inserida na fresadora HS-F 1000 ou na área do robô através de um magazine de entrada. Obviamente, o SteelLab também está disponível sem caixa de contêiner e pode ser instalado em qualquer local adequado para fins analíticos.
Pode ser integrado em automação de aço maior
Em automação de aço maior, o SteelLab geralmente é conectado ao circuito de preparação de amostras. O SteelLab obtém as amostras já preparadas e realiza uma análise OES totalmente automática. O design do SteelLab é personalizável e está disponível em duas variantes diferentes. Na primeira variante, o robô SteelLab tem acesso direto à fresadora, retira a amostra preparada da posição de transferência e a transporta para o OES. Na segunda variante, a amostra é fresada no círculo de preparação e depois transportada para o SteelLab através de um robô ou correia transportadora.
Otimizado para o melhor desempenho analítico
As funções do SteelLab foram otimizadas para garantir o melhor desempenho analítico possível, bem como os tempos de preparação e análise de amostras mais rápidos possíveis. Além disso, os sistemas mecânicos e o software de automação foram configurados para minimizar a intervenção do operador.
O SteelLab oferece os seguintes recursos padrão e opcionais:
Manuseio de amostras de produção
Manuseio de amostras de recalibração e controle
Registro de amostra
Fichas de trabalho
Determinação do ponto de faísca com a ajuda de um sistema de processamento de imagem
Como opção, pode ser integrado um sistema de câmera para detecção automática do ponto de faísca. O operador pode definir critérios para incluir ou excluir áreas na superfície da amostra. Também é possível definir ROIs preferenciais e secundários para análise. Obviamente, o robô move as amostras entre faíscas individuais de forma totalmente automática e precisa. Se nenhuma área adequada estiver disponível na amostra para análise, a amostra será moída novamente ou produzida, dependendo do que foi especificado nas configurações do PrepMaster.
Rotulagem de amostras de produção
Após a conclusão da análise, a amostra de produção pode ser etiquetada para arquivamento. O SteelLab oferece diferentes sistemas de marcação, incluindo impressoras de cera, impressoras matriciais ou impressoras de etiquetas.
Limpeza do estágio de faísca e do eletrodo
O espectrômetro OE pode não ter limpeza automática do estágio de faísca. Nestes casos, a HERZOG oferece uma unidade de limpeza que pode ser facilmente montada no OES. A limpeza do suporte de faísca inclui uma limpeza completa do eletrodo e da mesa de faísca circundante sem usar o robô. Os parâmetros de limpeza podem ser definidos usando o software PrepMaster.
Sistema de detecção de radioatividade
Opcionalmente, um dispositivo de detecção de radioatividade pode ser integrado ao SteelLab.