Aplicação
Manuseio de cadinhos e amostras, pesagem, dosagem de aditivos, pré-recozimento em forno tubular e indução, transferência para o dispositivo de análise
Materiais
Punções e cavacos de fresagem em aço, ferro e não ferrosos; Cadinhos padrão de cerâmica e grafite para análise de combustão
Modo de operação
de automação do robô
O HERZOG CNSLab é a solução totalmente automática para análise elementar de sólidos utilizando combustão. O CNSLab foi desenvolvido especificamente para análise de amostras de aço e ferro na forma de estampados ou cavacos, mas também pode ser utilizado para outros tipos de materiais inorgânicos.
O CNSLab cuida de todo o processo de preparação da amostra, desde a recepção automática da amostra até a entrega do cadinho pré-recozido com a amostra pesada e aditivos ao dispositivo de análise. Além disso, o CNSLab suporta todas as etapas necessárias à calibração dos dispositivos analíticos, incluindo a gestão das amostras de referência e a definição do plano de calibração.
Dependendo do volume da amostra, o CNSLab inclui um robô com até dois dispositivos de análise ou dois robôs com até quatro dispositivos de análise. Neste último caso, o CNSLab garante a prontidão do sistema caso um robô esteja em modo de serviço. Em qualquer caso, os dispositivos de análise são montados de forma rotativa e podem ser alinhados para que possam ser operados manualmente a partir do exterior. Por razões de segurança, o acesso do robô aos dispositivos de análise é automaticamente fechado.
O CNSLab abre inúmeras possibilidades. Isso leva a uma redução significativa nas atividades rotineiras do pessoal do laboratório, aumentando o rendimento das amostras e melhorando a qualidade da preparação e análise das amostras.
Recepção automática de amostras
As amostras de produção podem ser recebidas automaticamente de um grupo de preparação anterior. Neste caso, as amostras são transportadas da máquina de preparação de amostras para o CNSLab através de um sistema de tubo pneumático. Peças sólidas são geralmente perfuradas a partir de amostras de abas ou discos usando a puncionadeira automática HUST. A partir daqui, quatro peças puncionadas são enviadas separadamente para a unidade receptora dentro do CNSLab. Além disso, os cavacos de fresagem também podem ser usados para análise depois de terem sido automaticamente recolhidos na fresadora e transferidos para o CNSLab. O software de controle PrepMaster gerencia amostras, encaminha os números de identificação e se comunica com o dispositivo de análise.
Alternativamente, as amostras podem ser inseridas manualmente pelo operador. Neste caso, o operador registra a amostra através do teclado ou do painel táctil integrado (opcional) e alimenta o material através de uma gaveta de entrada especial.
Soluções sob medida para todos os requisitos analíticos
O CNSLab realiza todas as etapas de preparação de amostras necessárias para uma análise de combustão bem-sucedida e confiável. Um robô multieixo manuseia amostras e cadinhos e garante máxima flexibilidade e velocidade de processamento. Devido ao design modular do software PrepMaster, as planilhas e o roteamento de amostras podem ser facilmente personalizados para atender às necessidades de cada cliente.
Lotes de cadinhos novos (cadinhos padrão de cerâmica ou grafite) podem ser facilmente alimentados no sistema em bandejas através de gavetas de entrada. Os cadinhos cerâmicos são automaticamente pré-recozidos em um forno contínuo especial. O PrepMaster garante que cada cadinho passe um determinado período de tempo no nível de temperatura necessário. Se um cadinho na posição de saída do forno exceder o tempo de resfriamento permitido, ele é automaticamente transferido para a posição de entrada para passar novamente pelo processo de aquecimento.
Após a chegada da peça puncionada à unidade receptora, as etapas subsequentes do processo dependem da análise pretendida. Para uma análise CS, o robô pega um cadinho de cerâmica do forno de pré-recozimento e o passa para uma balança de alta precisão para medir o peso vazio. O robô então transfere a amostra para o cadinho para determinar o peso da amostra, que é então usado pelo dispositivo de análise. O cadinho pode então ser recozido a 800°C em uma unidade de indução. Isso remove o acúmulo indesejado de carbono, que poderia levar à contaminação da superfície da amostra. O robô então leva o cadinho até uma unidade de dosagem para aditivos de amostra e uma quantidade predefinida de acelerador é dispensada nas amostras. Finalmente, o cadinho é colocado na prateleira de amostras do forno e a análise é iniciada.
Para uma análise de ONH, o robô primeiro coloca um cadinho de grafite da bandeja de entrada no eletrodo inferior do analisador. Em seguida, o copo de alumínio da unidade receptora é pesado junto com a amostra e a amostra é inserida na fechadura do dispositivo de análise. Por fim, o copo de alumínio vazio é pesado novamente para calcular o peso exato da amostra, que é repassado ao analisador.
Calibração do instrumento com inúmeras opções
As amostras de referência e calibração/derivação são armazenadas em um magazine especial com até 70 posições. O carregador é facilmente acessível após a abertura da porta de segurança e pode ser facilmente recarregado pelo operador. O PrepMaster facilita muito o registro de novas amostras de referência e oferece uma visão geral rápida de todos os materiais de referência no sistema.
Diferentes opções estão disponíveis para realizar análises de calibração. O PrepMaster pode notificar regularmente o operador. Isto então seleciona as amostras de referência correspondentes e inicia a calibração manualmente. Alternativamente, o operador define um plano de calibração e o PrepMaster inicia automaticamente o processo de calibração.
O sistema de controle PrepMaster para operações suaves
O sistema de controle PrepMaster garante uma operação sem problemas do CNSLab. Ele oferece ao operador uma visão geral rápida de todos os dados relevantes, incluindo todas as amostras de produção e de referência dentro do sistema, status dos cadinhos pré-recozidos, utilização dos analisadores, etc. Os procedimentos de login inteligentes tornam a inserção de cadinhos e amostras muito fácil – independentemente de eles são teclado ou painel de toque podem ser usados como meio de entrada. Além disso, o PrepMaster garante integração perfeita do CNSLab com outras seções de automação e dispositivos de análise.
Unidade de aquecimento indutivo
Usada para recozimento de cadinho de cerâmica e amostra de produção para remover possível contaminação por carbono da superfície da amostra.
Painel táctil
integrado na porta de segurança. Usado como tela PrepMaster e para registro de amostras e cadinhos.