Somos referência no Brasil!

Siga-nos

MEDICALTHERMO É HERZOG BRASIL
MEDICALTHERMO É HERZOG BRASIL
MEDICALTHERMO É HERZOG BRASIL
MEDICALTHERMO É HERZOG BRASIL
MEDICALTHERMO É HERZOG BRASIL
MEDICALTHERMO É HERZOG BRASIL
Home » MONITORAMENTO DA CONDIÇÃO DA FERRAMENTA

MONITORAMENTO DA CONDIÇÃO DA FERRAMENTA

PM Analytics oferece módulos opcionais para monitorar diferentes máquinas-ferramentas usando dados de sensores. Isto permite controlar o estado da ferramenta (Tool Condition Monitoring, TCM) e realizar a manutenção preditiva.

Monitoramento de fresadoras
O módulo TCM para fresadoras permite o monitoramento do estado das placas de fresagem na fresadora HS-F 1000 com base na detecção de vibração e torque. Com base nos dados do sensor, o grau de desgaste das placas de fresagem pode ser rastreado e o fim da vida útil do consumível pode ser reconhecido com um alto nível de sensibilidade. Os respectivos valores limites para diferentes cabeças de fresagem e pastilhas de corte podem ser facilmente configurados e alterados. O painel exibe os valores de vibração e torque do processo de fresagem atual, bem como o histórico do ciclo de fresagem atual e dos ciclos de fresagem anteriores. Um painel de visão geral fornece uma visão geral do status de todos os cabeçotes de fresagem no sistema. Caso os limites definidos sejam ultrapassados, o PM Analytics emite um alarme ao usuário ou informa o sistema SCADA (PrepMaster Core ou Entry) através de uma interface para troca automática do cabeçote de fresagem.

Monitoramento de moinhos de discos vibratórios
O módulo TCM para moinhos de discos vibratórios registra dados tridimensionais de movimento através de um sensor de aceleração conectado à unidade vibratória. Por um lado, estes dados permitem monitorar o estado do conjunto de retificação e da unidade oscilante. O desgaste no conjunto de retificação é detectado automaticamente usando métodos estatísticos de controle de processo e relatado ao operador. Desgaste e mau funcionamento na área da unidade de vibração também podem ser detectados automaticamente. O padrão de aceleração é usado para identificar, por exemplo, a fadiga das molas horizontais ou a ameaça de quebra dos parafusos de fixação antes que estes tenham impacto no comportamento de moagem ou levem à paralisação do moinho de discos vibratórios. O monitoramento das ferramentas de retificação usando dados sensoriais garante preparação e análise reproduzíveis de amostras e é um componente importante para a manutenção preventiva das máquinas.
Os dados de aceleração também permitem uma caracterização qualitativa e quantitativa exata de processos de retificação individuais. Por exemplo, fases de moagem individuais podem ser identificadas, diferenciadas umas das outras e comparadas com os valores médios esperados de processos de moagem anteriores. Desvios significativos, por exemplo devido a uma composição inesperada da amostra, podem ser detectados durante o processo de moagem e medidas apropriadas, como uma nova amostragem, podem ser iniciadas. Além disso, a tecnologia abre a possibilidade de identificar on-line a formação de aglomerados do material durante a retificação usando um padrão de aceleração específico. A formação de aglomerados depende muito da composição química do material da amostra e pode ter um efeito desfavorável na precisão da análise espectrométrica. No geral, o módulo TCM representa um instrumento eficiente para garantir uma preparação de amostras reproduzível em todos os casos.

Monitoramento de cilindros pneumáticos
Um módulo especial TCM monitora os cilindros pneumáticos instalados em uma máquina. A variação e alteração nos tempos de curso de um cilindro são monitoradas usando o SPC, de modo que alterações de longo prazo que possam indicar danos ao cilindro sejam automaticamente detectadas e relatadas pelo PM Analytics. Isto significa que os cilindros pneumáticos podem ser reparados ou substituídos em tempo hábil antes que a máquina falhe completamente.